Diagnóstico de Gasodutos e Detecção Antecipada de Vazamentos

A SensoLeak criou um sistema que permite prognosticar e diagnosticar falhas evolutivas em peças mecânicas.

Tecnologia

O sistema de diagnóstico tem por base um algoritmo estatístico, que processa os dados dos sensores instalados na peça mecânica diagnosticada. Sempre que o algoritmo recebe os dados dos sensores, ele calcula o “nível de integridade do sistema” (HG), toma uma decisão quanto a normalidade do sistema e envia alertas sempre que for necessário. Esses alertas chegam até os operadores do equipamento, em qualquer formato desejado ou exigido pelo cliente.

Indústrias

  • Gasodutos: petróleo, gás, água, petroquímicos, fábricas.
  • Equipamento rotativo: bombas, compressores, permutadores de calor,turbinas eólicas/gás, centrais elétricas, instalações nucleares.

Mercados

Canadá, EUA, Europa, Rússia, Ásia Central, África, Austrália, Japão, América Latina, México.

Benefícios

O sistema cria relatórios sobre falhas evolutivas muito antes da formação de uma falha concreta. Isso é possível não apenas com base no monitoramento da parte diagnosticada, mas também analisando diferentes variáveis que a influenciam.

  • O sistema tem uma capacidade de adaptação a alterações no ambiente e não exige intervenção humana. Isso é alcançado graças aotreinamento adaptativo do algoritmo.
  • Uma taxa reduzida de falsos alarmes é alcançada através de variáveis explicativasque descrevem as alterações na variável explicada.
  • A capacidade de adquirir e processar dados provenientes de vários tipos de sensores, por exemplo acústico, sísmico, eletromagnético, mecânico,químico, térmico, etc.
  • Um software escalável que não necessita da instalação de sensoresou equipamentos 
  • Operação online ininterrupta, sem necessitar de calibração mesmo após alteraçõesnão relatadas nas condições.
  • Shoshi Kaganovsky, CEO www.sensoleak.com 

Manutenção Preditiva para Sistemas Mecânicos & Gasodutos

Sistema de Monitoramento de Gasodutos em Tempo Real

O sistema de monitoramento de gasodutos em tempo real criado pela Sensoleak tem por base algoritmos de aprendizado de máquina que analisam os dados online disponibilizados pelos sistemas de gasodutos. Os dados online analisados são compostos por leituras do sensor do sistema de gasodutos, que medem vazões, pressão, viscosidade, temperatura e velocidade.

A interface do sistema com o gasoduto monitorado pode estar baseada em SCADA ou então ser conectada diretamente a um sistema próprio de controle de gasoduto. A nossa plataforma própria executa de forma independente uma fase de treinamento, onde adquire conhecimento sobre as pressões e taxas de fluxo em várias áreas, junções e seções de pressão do sistema de gasoduto, através de sensores espalhados ao longo do gasoduto.

O sistema aplica métodos estatísticos a topologia de rede, que classifica o estado da rede de gasodutos como Normal ou Anormal. Esses métodos estatísticos podem trabalhar com diferentes topologias de rede, entre elas a circular, hierárquica, sequencial e paralela. O nosso sistema, de forma consistente, provou ter a menor taxa de alarmes falsos entre todos os sistemas baseados em algoritmos de aprendizado de máquina.

O nosso sistema utiliza também estruturas polinomiais nulas e equações polinomiais com um número elevado de parâmetros delineados para neutralizar dados temporários não relevantes, além de conhecer o sistema de gasodutos sem negligenciar as alterações que ocorrem nos sistemas hidráulicos devido à fadiga do material e desgaste mecânico.

Graças a essa metodologia, o nosso sistema analisa o maior espetro de dados recolhidos, desconsiderando leituras erradas de dados (picos), sem que isso afete sua própria capacidade de notificar, em tempo real, um estado anormal em um segmento ou em toda a rede de gasodutos.

Sistema de Dados

O sistema de dados analisa e adquire conhecimento sobre milhares de séries de dados com registro de data e hora.

O sistema analisa essa grande quantidade de dados recorrendo ao seu motor BI, que permite mais dissecções e criação de relatórios.

Dependendo da definição de “Estado Anormal”, o sistema consegue enviar mensagens de texto, avisos e notificações para usuários, clientes ou demais pessoal autorizado.

Explicações da Análise de Dados

Existem inúmeros fatores relacionados com vazamentos em redes de gasodutos e identificação de situações de vazamento:

Vazamentos Súbitos

Essas situações se caraterizam por súbitos fluxos de 50 a 300 litros por dia durante um período aleatório do dia. Isso pode provocar perdas significativas de fluxo nos sistemas de gasodutos.

A nossa solução Quando o software da Sensoleak monitora continuamente cada sistema de gasodutos sob seu controle, ele detectará imediatamente esse tipo de vazamento através de parâmetros de vazão, mudanças súbitas e abruptas.

Vazamentos pequenos e crescentes

A nossa experiência diz que esses acontecimentos começam como um vazamento de 30 litros por minuto ou menos, e crescem ao longo do tempo para 300 litros por minuto e acima.

A nossa solução O software de análise em tempo real da Sensoleak consegue detectar imediatamente um vazamento, por menor que seja, e, depois de alguns ciclos de medição, irá atribuir a classificação correta se ele for digno de registro. Os falsos alarmes são mínimos devido à nossa análise estatística, e a detecção de pequenos vazamentos permite prevenir o seu crescimento no futuro.

Vazamentos após manutenção em um sistema de gasodutos

O software da Sensoleak consegue detectar o comportamento anormal do fluxo em uma rede ou segmento do gasoduto, que surja após a execução de trabalhos de manutenção ou conexões com uma nova ramificação do gasoduto.

O nosso sistema monitora e registra o padrão do fluxo, fazendo uma diferenciação entre consumos normais e vazamentos, analisando as taxas de vazão, pressões e padrões de consumo em vários sensores.